segunda-feira, 16 de julho de 2012

Perdi a pessoa da minha vida de novo, e agora?

Tema: RELACIONAMENTOS



"Infeliz daquele que, nos primeiros instantes de uma ligação amorosa, não acredita que ela vai ser eterna!"
-Benjamim Constant

“É... não deu certo mais uma vez. Acho que não dou sorte mesmo nesse papo de amor.”

Talvez não todos, mas a maioria das pessoas já falou isso alguma vez na vida. Sofrer uma decepção amorosa não é fácil pra ninguém, e seguir em frente pode ser quase impossível, dependendo de como a pessoa age, do quão intenso foi o relacionamento e do ambiente externo.

Definitivamente, eu não estou fora dessa lista. Quem conhece, sabe.

Mas sem pânico. Se pararmos pra meditar por alguns momentos, certos pensamentos e atitudes podem nos ajudar. Não vão fazer a dor passar instantaneamente, mas vão fazer o tempo fluir de maneira mais fácil.

A 1ª consideração é: O que não deu certo?

1) “Ah... a gente teve algo por tanto tempo, e aí aconteceu tal coisa.” Bom... preferia que não tivesse acontecido nada? Ou é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado? Na minha cabeça, parece uma resposta fácil.

2) “Ah... eu gostei da pessoa, mas ela não quis ter nada comigo.” Ok, isso é mais triste e menos desesperador, mas pense só: Você gostaria de ter algo com alguém que não te valoriza da mesma forma? Vamos lá amiguinho/a, um relacionamento que se preze deve ter correspondência mútua. E tem mais, a pessoa não era tão sensacional quanto você achava. Quando visamos algo, é costume idealizar demais a situação.

O que nos leva à 2ª consideração! IDEALIZAR. Quando estamos imersos em um sentimento, é costume achar que a pessoa é uma coisa, pra quebrar a cara algum tempo depois. Quem já teve um relacionamento longo pode confirmar minha afirmação. “Ah... eu realmente achava que ela/e era desse jeito”, ou que a relação era perfeita, ou que tinha tudo pra dar certo. Ok, é normal. Gostamos de romantizar! Vemos isso o tempo todo na TV, filmes, teatros e livros. O relacionamento épico que muda a vida da pessoa.

Infelizmente, a vida real não é assim. Existem falhas, a pessoa não vai mudar a sua vida (se você quer que sua vida mude, você que vai ter que correr atrás disso), e assim que o sentimento de paixão eufórica passar, você começa a ver as brechas. Não estou dizendo para as pessoas não idealizarem e tornarem seus relacionamentos belos contos. Pelo contrário, façam isso sim! Mas se der errado, se tudo acabar de maneira feia, uma boa maneira de fazer isso é racionalizar. Não é fácil e você pode precisar da ajuda de alguém que acompanhou o caso de perto pra te falar: “cara... não durou tanto assim pra você se sentir assim” ou “cara... não te contei isso, mas ela me dava mole.” Ok ok, são exemplos meio estúpidos, mas vocês entenderam meu ponto.

A 3ª e última consideração (estou começando a me controlar pra não fazer posts enormes) é quanto à atitude a se tomar quando acabar. Libertar é, definitivamente, a melhor alternativa. “Mas eu tenho a esperança de que a gente volte.” Certo, isso não é crime, mas se for pra vocês voltarem, é melhor que seja algo natural, espontâneo e não forçado. Até porquê, quanto mais você forçar, mais vai afastar. E se não for pra voltarem, você sai disso sem remoer demais a situação.

Se prender impede de ver como o mundo lá fora continua da mesma cor e com o mesmo gosto. Por mais romântico que pareça manter esperanças e sofrer pra caramba por não estar com “A” pessoa, libertar traz reflexões mais sinceras e permite que você veja aquelas possíveis brechas que eu falei lá em cima.

Não é pra ir pro baile e fazer a festa!!! Definitivamente, não é recomendado. Procurem por esse trecho no post das sereias. É se permitir pensar que acabou de vez e que o universo (ou Deus, depende da sua ideologia) sabe o que é o melhor, porque assim como essa pessoa maravilhosa apareceu pra você quando você não sabia que existia alguém assim, o que garante que um pouco mais na frente, não vá aparecer outra AINDA MELHOR, comprovando o quão besta você foi por ter sofrido com aquela outra, que nesse ponto, já não significa mais nada pra você?

domingo, 8 de julho de 2012

Reagindo ao sofrimento

Tema: APERFEIÇOAMENTO PESSOAL



"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional" 
– Carlos Drummond de Andrade

            Já perceberam que a vida é repleta de desafios e dificuldades e que, independente da sua posição financeira, social ou emocional, esses reveses simplesmente aparecem? Pois bem, a mesma situação de dificuldade pode tanto destruir uma pessoa por dentro, quanto fortalecer outra, e aposto que isso vocês já presenciaram e se perguntaram: Qual o diferencial desse ser?
            Existem pessoas que ao passarem por uma dificuldade, normalmente se tornam melhores de certa forma. Como por exemplo: Alguém que entra em um relacionamento problemático, depois de toda a experiência, aprende a perceber sinais de problemas em futuros romances e a lidar com pequenos estresses que antes não conseguia. Ou, alguém que tem tudo o que quer na mão, do nada, sofre um baque financeiro, passa por dificuldades e após superar, começa a dar valor ao dinheiro e aos benefícios que tem.
            Infelizmente, essas melhorias variam de pessoa para pessoa e, assim como existem casos como esses exemplificados, conhecemos alguns onde em vez das pessoas tentarem aprender algo oportuno e sair fortalecidas, passam o tempo apenas se queixando, tendo pena de si e saindo mais fracas.
            O grande diferencial que define se uma adversidade vai te trazer um resultado posterior positivo ou não é “simplesmente” – entre aspas porque, embora simples, não seja fácil – a sua atitude ao enfrentá-la.
            Em posts mais adiante falarei melhor sobre, mas por enquanto, fica a dica de ouro: Quando passar por uma dificuldade na vida, pergunte-se sobre a possível oportunidade de crescimento que você pode obter ao superá-la. Às vezes a resposta pode não aparecer na hora ou pode ser doloroso admitir, mas com o passar do tempo, essa atitude se mostrará positiva, tanto na forma de enfrentar essa adversidade, quanto na percepção do lado bom das coisas, até mesmo nas piores situações.
            Esse conceito não é simplesmente uma questão de pensamento positivo utópico, onde você finge estar tudo bem e que tudo vai dar certo, mas de escolha quanto às atitudes tomadas, referente a acontecimentos simplesmente inevitáveis. Você pode ter pena de si mesmo ou aproveitar a oportunidade para melhorar.
            Certas coisas na vida vão te afetar por fora e por dentro, isso é um fato. Mas a sua reação quanto a isso é optativa. 

domingo, 1 de julho de 2012

Parceiro de treino

Tema: SAÚDE


“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” 
– Henry Ford

Cansado de ser sedentário?

Hoje, a maioria das pessoas quer se tornar mais sadia, mais enérgica, praticar uma atividade física regular e entrar em forma. Muitos não fazem por tempo, dinheiro, prioridades e milhões de outras desculpas (algumas até justificáveis), mas a principal costuma ser: “Não tenho disposição para começar”. Algumas até começam após alguma frustração, mas acabam desanimando na primeira chuva ou tempo frio. Já se identificou?

Pois bem, existem milhões de formas de se motivar e “chegar lá”, mas na minha opinião, ter um parceiro de treino é a melhor de todas.

O parceiro de treino é aquela pessoa que fará as atividades junto com você. Ele vai ser o responsável por te dar a energia necessária para começar e não desistir nas horas difíceis. Não precisa ser ninguém em especial, mas é interessante que tenha alguns pré-requisitos para dar certo:

- tenha tanta ou mais disposição que você  > Assim, nos dias em que tudo o que você quer é dormir mais ou ficar em casa, ele te obrigará a sair e se esforçar
- tenha um bom motivo para estar fazendo as atividades > Afinal, se ele estiver em forma e não quiser se exercitar em alguns dias porque ele pode, vai acabar te contaminando e te deixando mole
- seja metódico > Dessa forma, dificilmente você terá uma colher de chá para dar desculpas esfarrapadas
- seja uma boa companhia > Assim, o tempo em que estiverem juntos será mais interessante e dinâmico

Tudo bem, ter um parceiro de treino é muito bom para a motivação, mas não é o único bom motivo, além disso, ele te proporciona:

- dicas do que você pode estar fazendo certo ou errado, afinal, quem vê de fora tem uma visão muito mais ampla da situação
- uma noção dos seus progressos, por estar te acompanhando constantemente. Afinal, muitas vezes nós mesmos não vemos nossas próprias evoluções, principalmente as pequenas
- competição amigável e sadia
- palavras de estímulo em tempos difíceis

O aspecto mais difícil de quando se faz algo novo é dar o passo inicial e a segunda é tornar aquilo um hábito. Tendo alguém para te acompanhar nessa jornada, essas duas adversidades se tornam mais amenas, facilitando o seu progresso. Então, o que você está esperando? Fale com aquele amigo via facebook ou twitter que tenha o perfil ideal para ser seu parceiro e vá a luta! Não procrastine, pois a hora de mudar é agora!